VÍDEO: governador da Bahia afirma que eleitores de Bolsonaro devem ir 'para a vala'
05/05/2025
(Foto: Reprodução) Declaração foi feita durante discurso na cidade de América Dourada, a cerca de 420 km de Salvador. Ex-presidente repudiou atitude do petista. Governador da Bahia afirma que eleitores de Bolsonaro devem ir 'para a vala'
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveriam ser levados para "a vala".
A declaração foi feita na sexta-feira (2), durante um discurso na cidade de América Dourada, a cerca de 420 km de Salvador. Na ocasião, o político falava para uma plateia formada por apoiadores, deputados federais e prefeitos de municípios da região.
Ele lembrava o cenário da pandemia de Covid-19, que provocou a morte de milhares de pessoas. O então presidente Jair Bolsonaro imitou pacientes que sofriam com falta de ar durante duas transmissões ao vivo em 2021.
"Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma 'enchedeira'. Sabe o que é uma 'enchedeira'? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para vala", afirmou.
Com a repercussão do momento, o ex-presidente repudiou a atitude do petista em mensagem compartilhada nas redes sociais. "Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes", apontou Bolsonaro.
Quem também criticou a declaração foi o deputado estadual da Bahia, Diego Castro (PL), que afirmou ter apresentado uma denúncia formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jerônimo Rodrigues. Para o parlamentar, a fala "ultrapassa os limites do discurso político e representa uma ameaça à integridade física de opositores".
Retratação do governador
Governador Jerônimo Rodrigues durante o segundo turno das eleições em Camaçari
Joá Souza/GovBA
Jerônimo Rodrigues minimizou a declaração durante uma visita às obras da reforma do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na manhã desta segunda (5). De acordo com o governador, suas palavras foram tiradas de contexto.
"Quem me conhece sabe que sou uma pessoa religiosa, de família, e que nunca vou tratar qualquer opositor com um tratamento deste. [A fala] foi descontextualizada. Eu apresentei anteriormente a minha inconformação e indignação como o país estava sendo tratado", afirmou o político.
Procurada pelo g1, a assessoria de comunicação do governador enviou uma nota em que ele reforça um pedido de desculpas aos eleitores. "Eu peço desculpas, se o termo 'vala' e termo 'trator' foi pejorativo. Não foi a minha intenção, e não tenho problema algum de reconhecer, com toda a humildade, quando há excessos na palavra, mesmo movida pela indignação", disse.
Governador da Bahia afirma que eleitores de Bolsonaro devem ir 'para a vala'
Reprodução/Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro tem alta três semanas após cirurgia para desobstruir intestino
Enquanto aliados tentam livrar Bolsonaro, STF avança na análise de denúncias sobre golpe e evita acordo com Congresso
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻